Blog

SAP descontinuará sua solução SAP GRC

Tem data marcada para o fim do suporte ao módulo SAP de emissão e recebimento de NF-e

SAP descontinuará sua solução SAP GRC

5/06/2024
Compartilhe:

A SAP fez mais uma atualização em seus negócios, dessa vez descontinuando o SAP GRC, formalmente chamado de SAP Government, Risk & Compliance.

 

O que é o SAP GRC?

O GRC é o módulo SAP de emissão e recebimento de notas ficais (NF-e), processo fundamental para todas as empresas. Além disso é um importante componente para governança corporativa, mitigação de riscos e conformidade regulatória.

A empresa líder de mercado anunciou a descontinuação do suporte ao módulo para o dia 31 de dezembro de 2025 (data limite).

Um dos motivos que a SAP descontinuará o GRC é a atual complexidade da legislação tributária brasileira e a necessidade recorrente de adaptação às exigências fiscais.

 

Ferramenta SAP Cloud NF-e

Uma das ferramentas do SAP GRC é a SAP Coud NF-e, que basicamente é um sistema para emissão de NF-e, que por ser em nuvem reduz custos com atualizações, infraestrutura e mudanças da legislação. E essa importante ferramenta também será descontinuada no fim do ano que vem.

 

O que a descontinuação do GRC significa na prática?

Realmente será um impacto direto nas empresas que utilizam o módulo GRC no setor de Contas a Pagar e Contas a Receber! A tarefa passa a ser buscar uma nova solução que supra as necessidades e a demanda da empresa.

E a alteração para a nova solução deve ser feita até 25 de dezembro de 2025!

E a opção mais cotada para substituir o GRC NF-e é o SAP DRC, também chamado de Document and Reporting Compliance. Abaixo contaremos mais.

 

O que é o SAP DRC?

O SAP DRC (ou Document and Reporting Compliance) é uma solução focada em atender às regulamentações fiscais brasileiras no SAP S/4HANA e, como dito anteriormente, substituirá o SAP GRC.

Algumas vantagens envolvidas em optar pela nova solução, como, a uniformização da interface globalmente; a facilitação da comunicação entre empresa, Secretaria da Fazenda (SEFAZ) e algumas prefeituras; e o fato de ter um formato padronizado de emissão para as prefeituras de São Paulo e Rio de Janeiro, todavia as demais prefeituras precisam customizar a ferramenta.

 

Ferramentas e benefícios do SAP DRC

O SAP Document and Reporting Compliance (SAP DRC) é focado em eficiência e melhor governança aos negócios brasileiros, sempre garantindo o cumprimento das legislações. Sendo assim, o SAP DRC oferece uma gama de ferramentas e benefícios:

  • Padronização e automação de processos;
  • Conformidade regulatória, evitando conflitos legais e financeiros;
  • Envio de documentos em tempo real;
  • Conexão e integração com órgãos públicos e empresas, sempre respeitando a governança;
  • Documentos eletrônicos automatizados;
  • Monitoramento e correções em tempo real;
  • Relatórios completos e automatizados, baseado em dados atualizados;
  • Criação de relatórios de interesse do negócio;
  • Solução cloud, não demandando investimento em infraestrutura;
  • A SAP é responsável pela manutenção e atualização da solução, que ocorre integralmente em cloud;
  • O valor a pagar é baseado no seu consumo (volume de documentos emitidos).

 

Principais diferenças do SAP GRC e SAP DRC

Seguindo o forte investimento SAP, o DRC é uma solução cloud, mas além disso há algumas outras mudanças técnicas que destacamos abaixo:

  • Não há mais a integração PI/PO, pois a SAP, através do BTP, será a responsável pela comunicação com a SEFAZ;​
  •  Não há mais os monitores de GRC, tanto para o outbound quanto para o inbound;​
  • Maior escalabilidade
  • Os cockpit Inbound Outbound serão acessados diretamente do SAP S/4HANA​ (ou o ainda SAP ECC)

 

Após conhecer um pouco mais sobre a mudança, é importante lembrar que o SAP GRC para de receber suporte em 25 de dezembro de 2025, então até lá é necessário ter a nova solução implementada e o time de usuários preparado. Nesses casos, é sempre indicado contar com um parceiro especialista e capacitado, como a Meta que atua há 30 anos com SAP.

Saiba mais detalhes sobre a descontinuação do SAP GRC e a migração para o SAP DRC em nosso webinar exclusivo, que será realizado no dia 11 de juho de 2024 às 11:30. Inscreva-se já!

Webinar Meta sobre SAP GRC

Compartilhe:

A Meta conduz organizações na conquista da maturidade digital dos seus negócios. É uma consultoria com mais de 30 anos de mercado e 3 mil colaboradores, com atuação global, e que entende a importância da aceleração dos resultados para manter os negócios relevantes em um mercado cada vez mais competitivo. A Meta oferece às organizações as soluções tecnológicas de transformação digital mais adequadas aos modelos e necessidades dos negócios e inspira uma mudança cultural – de ponta a ponta – gerando receita, reduzindo custo, e acima de tudo, valorizando as pessoas como principal capital dessa transformação.