Negócios Digitais ganham as redes com novas propostas em produtos e serviços

29/11/2021
Negócios Digitais e Transformação Digital

O que são Negócios Digitais? 

Diversas organizações ao redor do mundo (e dos mais variados segmentos) vêm adaptando as suas estratégias, a forma de exercer a gestão empresarial e os processos de negócios com a finalidade de estarem preparadas para dar os próximos passos rumo à nova era do ambiente digital e negócios digitais. Produtos e serviços, outrora comercializados em ambientes físicos, circulam hoje em ecossistemas tecnológicos cada vez mais complexos e integrados entre si.

As mudanças culturais e os avanços tecnológicos (pilares da transformação digital) deram lugar a um cenário que leva as empresas a apostar em trilhas ao encontro do digital. O potencial da internet e de suas tecnologias correlatas, como 5G, análise de dados, serviços de computação em nuvem ou cloud, novos sistemas desenhados para dispositivos móveis, IoT (Internet das Coisas) e Inteligência Artificial (IA), são indicadores de um futuro a ser marcado por transformações ainda mais significativas.

Este é o panorama (mais que desafiador) em que as empresas darão o salto do ‘mundo físico’ em direção aos Digital Businesses ou Negócios Digitais:

“Para as empresas ‘nativas digitais’ não há barreiras quando tratamos de inovação: a cultura digital é parte do DNA deste tipo de companhia”, indica Marcello Bosio, Head de Digital Solutions da Meta. “Esta característica de ‘familiaridade’ com a tecnologia e a experimentação torna os novos produtos e serviços muito mais ágeis em seu desenvolvimento e lançamento. Organismos que possuem Mindset Digital, sem sombra de dúvidas, tendem a ser mais competitivos em suas estratégias para o Digital Business”, completa o executivo.

Como pode ser definida a transformação digital em prol dos negócios digitais?

Os novos modelos de negócio consideram a tecnologia como uma poderosa ferramenta moderna: ela permite, por exemplo, que, por meio dos dados, se obtenha um significativo número de informações, de todos os mercados e segmentos onde ocorrem as mais importantes transações comerciais.

Em um contexto de ampla transformação digital, a tecnologia é mais que relevante, pois, entre outras funções, permite que, por meio da análise de dados, sejam projetados cenários de inovação e produção que impactam diretamente na experiência do cliente (com um fabricante ou provedor de serviços).

Ao falar de transformação digital, estabelece-se uma relação direta com a ideia de Negócios Digitais, pois é cada vez maior o número de organizações que requerem destaque no competitivo universo dos acordos comerciais. Marcar presença no ambiente virtual já não é mais visto como necessidade: trata-se de um imperativo.

Mais do que implementar novas tecnologias no ambiente empresarial, a transformação digital é um fenômeno que quebra paradigmas em como as organizações hão de se relacionar com fornecedores, colaboradores e clientes.

Segundo especialistas em transformação corporativa, o grande salto para o Digital Business passa pelas estratégias tecnológicas que as empresas pretendem estabelecer a curto, médio e longo prazo.

Em curto espaço de tempo, as empresas devem fazer parte deste movimento transformador em escala global. 

Tecnologias digitais para negócios on-line

Na escolha e implementação de pacotes de softwares padronizados – de Customer Relationship Management (CRM), Enterprise Resource Planning (ERP) ou Supply Chain Management (SCM) – uma das mais importantes decisões é a que determina se estas soluções serão de caráter local (on-premise) ou de nuvem (na forma on cloud, no caso de implantação de SaaS (software como serviço). 

Para facilitar esta escolha, um dos parâmetros a considerar é o que se refere ao custo total de posse ou Total Cost of Ownership. O termo refere-se aos custos totais dos investimentos em sistemas computacionais durante todo o ciclo de vida de uma empresa.

Os custos totais correspondem à aquisição (hardware e software), operações (redes e servidores) e suporte técnico (assistência, manutenção e treinamentos para usuários). 

Estes custos, por sua vez, podem ser divididos da seguinte maneira:

   –  Custos diretos: geralmente, dizem respeito a mais da metade dos custos totais e nos quais incorrem investimentos em administração e suporte técnico.

   –  Custos indiretos: relacionados a usuários finais e às operações de sistema. Podem variar pela qualidade do suporte ao usuário final. Compostos, por exemplo, de itens como treinamento e disponibilidade dos sistemas em tempo de resposta.

Definindo o Mindset Digital para negócios

O conceito de Mindset tem a sua origem no campo da psicologia cognitiva e se enquadra hoje dentro das novas teorias de organização empresarial. Segundo estudos vinculados à psicologia, o Mindset é representado pela ativação do sistema cognitivo em resposta às tarefas que são dadas nos diferentes ambientes de atuação humana. Por meio deste mecanismo mental, determina-se como atuar e reagir diante das informações ou solicitações recebidas. Em suma, o Mindset (em uma primeira instância) serve como um ‘filtro’ de informações apreendidas.

Já no âmbito das instituições empresariais, o Mindset frequentemente é discutido em termos das mudanças organizacionais e o seu impacto em todos os processos de negócios desenvolvidos dentro de uma companhia. Por meio dos efeitos sobre o comportamento corporativo, o Mindset organizacional é capaz de (re)criar a totalidade da cultura de uma instituição.

Ao fundamentar as suas estratégias de negócios e mudança cultural no digital, as empresas acabam adotando o Mindset Digital.

Desenvolvimento de Mindset para o empreendedorismo digital

Atualmente, o termo ‘digital’ não diz respeito somente à tecnologia; como nos negócios, também corresponde às pessoas. Operar no ambiente dos negócios digitais obedece à aquisição de uma mentalidade que dista da ideia dos negócios eminentemente presenciais. Tornar-se mais digital é importante para o sucesso, seja qual for o mercado ou segmento de atuação empresarial. O surgimento das novas tecnologias vem transformando a forma em que as organizações trabalham.

Na trilha para alcançar o sucesso nos ambientes virtuais, as empresas devem dar especial atenção a seus canais de comunicação com fornecedores e clientes. Muito mais do que antes, as companhias devem estar alertas para não serem ultrapassadas por iniciativas desenvolvidas pelos seus concorrentes ou novos produtos e serviços mais digitais. Para fazer frente a estas questões, é importante desenvolver soluções tecnológicas que integrem a criação e o desenvolvimento digitais com novos e ‘responsivos’ modelos de negócios. 

Tendências para Negócios Digitais

As empresas devem considerar cinco importantes tendências que estão modelando os negócios digitais:

   –  A computação para dispositivos móveis: desenvolvimento de micro ou nanoprocessadores e seus correspondentes suportes digitais (softwares e apps que extraiam níveis de processamento cada vez maiores);

   –  A computação na nuvem ou Cloud Computing: soluções desenvolvidas para interagir com antigas plataformas tecnológicas on-premise, mesmo que em formato ‘híbrido’, ou aplicações e soluções eminentemente desenvolvidas para nuvem, como são a IaaS (Internet como Serviço), PaaS (Plataforma como Serviço), SaaS (Software como Serviço), BPaaS (Processos de Negócios como Serviço);

   –  Social Media ou mídias sociais: com ênfase na comunicação com clientes e depuração das informações advindas das redes sociais para realizar conexões e negócios B2B (Business to Business).

   –  IoT (Internet das Coisas para Indústrias): o número de dispositivos móveis alcançará a incrível marca de 7,26 bilhões até 2023. A IoT industrial acentuará ainda mais a automação dos fluxos de trabalho e afetará diretamente a carga produtiva em nível global.

   –  Big Data: é extremamente relevante destacar a importância que os insights decorrentes da análise de dados têm na configuração das novas estratégias empresariais orientadas aos Negócios Digitais.

Negócios Digitais orientados ao Data Driven

Empresas orientadas a dados conseguem priorizar as oportunidades oriundas dos mercados da tecnologia digital. Em processos profundos de transformação cultural e tecnológica, lideranças e colaboradores são chamados a lidar com as seguintes questões:

   –  Diretores, executivos e líderes estão inclinados a adotar um mindset orientado ao Data Driven?

   –  Os dados, fonte do trabalho digital, encontram-se acessíveis e seguros para uso por parte dos colaboradores?

   –  Os colaboradores e usuários de sistemas estão aptos ou capacitados para interpretar e utilizar os dados em prol do crescimento das companhias?

   –  De que maneira os dados podem ser gerenciados de modo a não causar sobrecarga de informações em sistemas e locais de armazenamento de data

   –  Dentro da ‘pirâmide organizacional’, todos os níveis compartilham a opinião da importância de incorporar uma cultura digital para o crescimento, desenvolvimento e a continuação de negócios digitais?

Segundo especialistas, ao dar respostas às questões acima, uma companhia pode elaborar projetos e estratégias que impulsionam os seus negócios nos ambientes digitais. Promove-se, desta maneira, o encontro entre a administração e as tecnologias do Digital Business.

Sua empresa nos Negócios Digitais

Para permanecerem competitivas em um mundo cuja experiência do cliente e alta produtividade são requerimentos básicos, as empresas (de praticamente todas as indústrias) devem adotar práticas de inovação digital em uma ampla gama de produtos e serviços. Da mesma forma, conclui-se que seja natural que estas novas formas de executar processos de negócios tenham que passar por esta transformação.

As organizações ganham maior agilidade ao abandonar velhas práticas de desenvolvimento dos seus negócios.

A Meta conta com equipes multidisciplinares e profissionais especializados em tecnologia, prontificados para levar a sua organização ao próximo nível no mundo dos Negócios Digitais.

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