Este artigo faz parte de uma série especial que explora os principais cases de inovação, transformação e evolução digital da Meta. Ao longo desta série, destacaremos como a empresa tem se reinventado para liderar em tecnologia e oferecer soluções que transformam negócios.
Transformação digital com agilidade
A Meta hoje é reconhecida por liderar grandes transformações digitais, apoiando empresas de todos os portes a superarem desafios e evoluírem. Por meio do programa Meta Ágil e Cognitiva, a empresa trouxe agilidade para dentro de suas operações, eliminando possíveis barreiras entre seus Meta Hubs e promovendo uma colaboração mais integrada entre suas equipes.
Simone Lettieri, Diretora de digital, destaca que esse modelo opera como um processo contínuo, com a análise de dados desempenhando um papel central para decisões rápidas e eficientes. “Experienciamos em casa o que oferecemos aos nossos clientes. Conhecemos as dores e criamos as soluções com eficiência em escala com a nossa plataforma”, enfatiza.
Plataforma Meta: centralizando e otimizando processos
Um dos maiores marcos da jornada transformacional da Meta é a Plataforma Cognitiva Meta, que centraliza dados e oferece uma visão abrangente do negócio. Segundo Amanda Santos, gerente executiva do Hub de Automação, Dados e IA, a plataforma é um acelerador de soluções, proporcionando em um só ambiente:
- Automatização de processos, reduzindo erros e otimizando recursos;
- Insights valiosos que permitem que as equipes foquem em atividades estratégicas;
- Soluções práticas e eficientes que beneficiam tanto clientes quanto colaboradores.
Meta Ventures: inovação com startups e produtos digitais
A Meta Ventures é a iniciativa de inovação aberta da empresa, voltada para integrar o desenvolvimento tecnológico e estabelecer parcerias estratégicas com startups. Segundo Marcio Flôres, head da Meta Ventures, a iniciativa evoluiu de uma abordagem tradicional de investimento para também criar produtos baseados em inteligência artificial. Essa transformação ampliou o portfólio da Meta, gerando valor para os clientes e fortalecendo sua posição no mercado.
Expansão internacional
Em 2019, a Meta iniciou sua expansão global com uma operação no Canadá, região estratégica do corredor Toronto-Waterloo – reconhecido por suas vantagens comerciais e ecossistema em inovação. Essa iniciativa foi impulsionada pela parceria com a DataH, que resultou na criação de uma joint venture em inteligência artificial, a MetaDataH, ampliando a atuação da Meta na América do Norte. Hoje, a empresa atende mais de 45 clientes na região, consolidando sua posição como referência em tecnologia e inovação.
Reconhecimento e liderança
A Meta reforçou seu posicionamento no mercado com o lançamento do Índice de Transformação Digital (DXi), em 2021, que tem como objetivo entender a maturidade das empresas em digitalização e inovação. Em sua edição de 2024, o índice traz o foco da maturidade em inteligência artificial das empresas.
Além disso, a presença em eventos globais e a realização de fóruns exclusivos com clientes aumentaram a visibilidade da marca, resultando em premiações globais e maior reconhecimento internacional.
A jornada transformacional da Meta exemplifica como agilidade, inovação e expansão global podem moldar o futuro das organizações. Como afirma Telmo Costa, CEO da Meta: “A Meta é protagonista em um mercado em constante mudança e evolução. Construímos diariamente o futuro em uma jornada que não tem fim, com nossas pessoas, nosso conhecimento e nossa tecnologia”.
Para saber mais sobre os cases de sucesso e estratégias da Meta, acompanhe os outros artigos da série presentes no site.