Blog

Women In Tech: mulheres que lideram o setor de tecnologia

Conheça 22 líderes de TI no Brasil e América do Norte

Women In Tech

13/06/2024
Compartilhe:

Lançamos o e-book Women In Tech, que conta a trajetória de 22 líderes de tecnologia no Brasil e América do Norte.

 

Tecnologia ainda é um mercado majoritariamente masculino, mas líderes mulheres são inspiradoras e fomentam a igualdade no setor… pensando nisso a Meta criou a iniciativa Women In Tech, que impulsiona a presença das mulheres no setor de TI e o crescimento de suas carreiras. E uma das ações dessa iniciativa foi o desenvolvimento de um e-book com histórias de líderes de sucesso que contam seus desafios até chegarem a alta liderança, além de darem dicas valiosas para quem quer chegar lá também.

O e-book traz insights valiosos de líderes visionárias, estrategistas e inovadoras que impulsionam um mercado mais igualitário. Você pode acessar o e-book Women In Tech através do link: https://meta.com.br/ebook-women-in-tech/.

 

Mulheres na tecnologia

Segundo um estudo de 2021 realizado pela KPMG em parceria com a Harvey Nash, apenas 12% das 4 mil lideranças no setor tecnológico eram mulheres, uma queda de dois pontos percentuais em relação a 2019. Em contraste, uma pesquisa da McKinsey de 2023 revela que empresas com mulheres em cargos de liderança registram um aumento de 48% no resultado operacional e um crescimento de 70% na receita, em comparação com a média da indústria.

“Para mudar essa realidade, é essencial reformar a educação básica, incentivando desde cedo o interesse por disciplinas como matemática, engenharia e tecnologia. Não só nas escolas, mas em casa. Precisamos despertar o interesse nas crianças mostrando que esses temas não são apenas importantes, mas fascinantes e relevantes para o mundo em que vivemos. Felizmente, com o avanço da tecnologia e as interações em aplicativos, a área se tornou mais acessível e interessante para todos, contribuindo para uma maior igualdade de oportunidades”, explica Simone Lettieri, CDO da Meta.

O material de 42 páginas aborda, além do cenário atual, diversos aspectos enfrentados pelas mulheres, especialmente as mães, como as jornadas desafiadoras, os benefícios da diversidade nas corporações, a importância da liderança feminina e seu impacto no futuro, as perspectivas para as mulheres na tecnologia e mensagens inspiradoras para futuras líderes. Entre as contribuições está a de Alessandra Figueiredo, Gerente de TI na Acelen, que destaca a importância de ir além do simples conhecimento das tendências.

“É fundamental que os profissionais de tecnologia não apenas saibam utilizar ferramentas prontas, mas que compreendam o contexto empresarial e encontrem soluções personalizadas que atendam às necessidades específicas de cada empresa. Esse pensamento analítico e orientado para os negócios é fundamental para o sucesso na área de tecnologia”, completa.

Baixe o e-book Women In Tech, clicando aqui!

 

Mulheres líderes de tecnologia

Confira o time completo, e de peso, que participou do e-book: Alessandra Figueiredo (Gerente de TI na Acelen), Ana Paula Corazzini (Diretora de TI na Elgin), Andiara Petterle (Conselheira Profissional com foco em Transformação Digital, Cultura, Negócios e ESG), Ayumi Moore Aoki (Founder & CEO do Women in Tech®), Carolinne Baltazar (Deputy CIO na Philip Morris Internacional — Brasil), Christiane Edington (Conselheira nas áreas de Tecnologia e Inteligência Artificial), Cristiane Gomes (Diretora de Tecnologia e Digital na CCR), Fernanda Sabino (Executiva da Área de Projetos Estratégicos na Komatsu do Brasil International), Juliana Pavão (Diretora de relacionamento governamental em LATAM e Caribe pela Boeing), Luzia Sarno (Diretora de Tecnologia na FDE -Fundação para o Desenvolvimento da Educação), Marisa Mattos (VP de Negócios Digitais e Tecnologia no Banco do Brasil), Natalie DeFrank (Analista Sênior de Estratégia Digital na Kraft Heinz), Nyla Beth Gawel (Diretora do Capítulo Americano do Women in Tech®), Patricia Camara (CIO e Diretora de TI na Sodexo), Paula Bastos (SR Director, HR & Corporate Applications na Otis Elevator Co), Rafaela Coura (Gerente Executiva de Tecnologia na Supera), Renata Marques (CIO Latin America na Natura &Co), Renata Zepelini (Diretora Sênior de TI na Pepsico), Samantha Martins (Executiva de TI e Board Member na Cionet), Simone Lettieri (CDO da Meta), Viviane Furquim (Diretora de Pessoas e Performance na Meta), Zahra Apert (Head de Data & Business Intelligence das Américas na Air Liquide).

Baixe o e-book Women In Tech, clicando aqui!

Compartilhe:

A Meta conduz organizações na conquista da maturidade digital dos seus negócios. É uma consultoria com mais de 30 anos de mercado e 3 mil colaboradores, com atuação global, e que entende a importância da aceleração dos resultados para manter os negócios relevantes em um mercado cada vez mais competitivo. A Meta oferece às organizações as soluções tecnológicas de transformação digital mais adequadas aos modelos e necessidades dos negócios e inspira uma mudança cultural – de ponta a ponta – gerando receita, reduzindo custo, e acima de tudo, valorizando as pessoas como principal capital dessa transformação.