E mais um episódio do nosso videocast foi ar no dia 05/04, e as protagonistas foram elas, já que o tema foi #WomenInTech – Empreender é Somar. Do lado da Meta, tivemos nossa CMO e idealizadora do projeto, Tássia Skolaude, que recebeu a Head de Aceleração e a CTO da B2Mamy, Bianca Levy e Micheli Junco, respectivamente. Na primeira parte da entrevista, a conversa foi sobre os desafios que a organização B2Mamy enfrentou. Para quem não conhece, trata-se de uma empresa que tem como propósito tornar mulheres e mães líderes e livres economicamente e isso se dá por meio de três pilares: educação, comunidade e pesquisa.
A Micheli contou que o mais difícil foram as pessoas acreditarem que mulheres e mães podem falar de negócios e não apenas sobre amamentação e maternidade. “Quando a gente bateu nas primeiras empresas, eles não acreditaram. Então, tivemos que mostrar números. O movimento que gerou na economia dentro da comunidade. Tivemos que batalhar bastante, ajudar as mulheres na parte da capacitação e empreendedorismo para então voltar para aquelas marcas e dizer ‘olha, agora eu consigo’. Antes erámos vista como uma roda comunitária e não, somos agressivas com números e amamos pessoas”, complementou Bianca.
Já falando sobre negócios, o assunto girou em torno do cenário de empreendedorismo brasileiro, levando em conta tantos unicórnios oriundos do nosso país. Junco explicou que esse mercado está em crescimento e se pegarmos dados da presença feminina na tecnologia dos últimos anos, é possível ver essa evolução. No entanto, essa perspectiva ainda é sobre os cargos de base, já que dentro da liderança ainda há uma desigualdade explícita. “Vemos uma linha de crescimento constante, porém lenta”, diz ela. Um agravante desse crescimento foi a pandemia, que desacelerou esse aumento por diversos fatores. Mas mesmo devagar, ele não para.
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Tássia também deu uma aula sobre inovação no meio empreendedor. As inovações disruptivas, que são aquelas que mexem com a estrutura do mercado, como uma nova moeda ou um novo satélite artificial, são consideradas uma parcela ínfima da inovação. É mais comum vermos ações inovadoras no sentido de melhoria de processos ou resolução de problemas já existentes. Então, a inovação no empreendedorismo está muitas vezes no dia a dia, no conhecimento do público, em melhorias contínuas. Por isso é importante entender a cadeia de valor e colocar o cliente no centro. “Quem está a fim de empreender e está a fim de entrar nesse mercado, não precisa de uma ideia super disruptiva, porque não é bem assim que acontece’, explica ela.
No momento das dicas, as meninas compartilharam muitos insights. De início, o que parece óbvio, mas muitas vezes é negligenciado: entender o que é empreender. Não é apenas abrir um negócio e vender produtos. Esta é uma visão romantizada de todo o processo pesado que vem por trás. Outra dica é se apaixonar pelo problema, pela dor que você quer resolver, vá fundo e conheça o assunto, para só então pensar nos resultados e na entrega. Conexão com pessoas vem também como mais que uma dica, quase uma obrigação. Tenha uma comunidade para chamar de sua. Estudar, estar aberto e ser estratégico finalizam os conselhos para empreendedores ou interessados em começar.
E o diferencial desse videocast, sem dúvidas, foi o bom-humor e a conversa leve. Como amigas em uma mesa de bar compartilhando visões de mundo. Ainda assim, o conteúdo de valor esteve presente em todo o episódio, muitos termos descomplicados e diversas informações sobre a B2Mamy foram passadas, como: cases, inscrições, o programa, metodologia etc. Ficou interessada em conhecer melhor uma das empresas mentoras do desafio The Next Gen? Vem assistir na íntegra e saber tudo que precisa.