A Meta divulgou seu e-book anual de tendências de tecnologia no mercado brasileiro! Para trazer maior aderência ao atual cenário de negócios brasileiro, a companhia entrevistou líderes de algumas das principais empresas de diversos segmentos no Brasil, para entender o que está no radar do ponto de vista tecnológico. Os entrevistados são: Telmo Costa (CEO da Meta), Simone Lettieri (Diretora de Digital da Meta), Gustavo França (CIO Global da Gerdau), Alexandre Villeroy (CIO da Acelen), Hélio Matsumoto (CIO do Sicredi), Alexandre Telles (CIO da Ajinomoto), Lilian Hoffmann (Diretora- executiva de Tecnologias e Inovação da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo) e Wanderley Baccalá (Diretor-executivo do Hub Digital da Globo).
Mas afinal quais são as principais tendências de tecnologia para 2024?
1. Eficiência operacional
“Mais do que transformação, evolução digital”, entendemos a evolução como uma necessidade real, impulsionando maior precisão e produtividade no ambiente de trabalho. A evolução digital é mais ampla e refere-se às mudanças estruturais, organizacionais e culturais, com foco em melhorar a experiência das pessoas e os resultados das empresas.
“Conectar as tendências que fazem sentido ao negócio, incorporando-as às práticas diárias, é crucial. A transformação digital é uma evolução consciente alinhada à estratégia e orientada para resultados concretos. O desafio está claro: evoluir e inovar constantemente em um cenário empresarial cada vez mais dinâmico”, explica Telmo Costa, CEO da Meta.
O conteúdo afirma que 2024 é o ano da eficiência operacional, afinal, a adoção de soluções que permitem a evolução da empresa é importante, mas o que de fato faz a diferença não é ter a tecnologia de ponta, senão estar adequado às necessidades do cliente e ter uma cultura organizacional compatível com o uso dessas tecnologias, aproveitando-as completamente. Podemos concluir que o foco é reduzir esforços nas operações, utilizando melhor seus recursos e tecnologias, para ampliar escala e, assim, conseguir focar numa estratégia evolutiva ao longo do tempo, que apoie o negócio.
2. Inteligência Artificial (IA)
A Inteligência Artificial (IA) foi amplamente discutida por todos os entrevistados, sendo um dos tópicos mais destacados em 2023. Este ano, a tendência persistirá, com as empresas sendo desafiadas a implementar efetivamente o uso da IA. O assunto ressalta a importância de se adaptar em meio a um cenário incerto e o papel crucial da inteligência artificial em impulsionar a experimentação e abrir novas oportunidades. Há grandes expectativas em relação à IA generativa, capaz de criar algo original e único, além de aprender padrões complexos de comportamento a partir de uma base de dados. Isso contrasta com os modelos anteriores, que simplesmente replicavam padrões previamente assimilados, proporcionando um impulso significativo à criatividade.
“As empresas seguem reconhecendo o papel da tecnologia como facilitadora na resolução de desafios de negócios que impactam questões empresariais, sociais e ambientais, ou seja, as inovações não substituirão, mas demandarão a adaptação e aprimoramento das funções humanas”, ressalta Simone Lettieri, Diretora de Digital da Meta.
3. Digital Twins
Um dos temas que já foi pauta anteriormente e que está evoluindo cada vez mais é o “digital twins”, conceito que se refere à representação virtual em tempo real de objetos ou processos físicos, permitindo simulações precisas e o correto dimensionamento, como no funcionamento de um equipamento. Ou seja, o conceito: figital – o físico e o digital. Inclusive, segundo dados do Grand View Research, espera-se que o mercado global dessa tecnologia ultrapasse os US$ 25 bilhões em receitas até 2025.
4. Automação de processos
Facilitar o trabalho das pessoas é a essência da automação de processos. No entanto, de acordo com o e-book, as vantagens da automação vão muito além, resultando em uma notável precisão, com a redução de erros e um desempenho mais ágil nas tarefas. Portanto, ela é acompanhada pelo mapeamento e otimização de processos para atender o que tomadores de decisão querem: operar com eficiência, diminuindo tempo e custos, e estar mais alinhada ao que o cliente busca. O objetivo aqui é permitir que as pessoas se concentrem no negócio e na estratégia, e também, proporcionar maior eficiência operacional.
5. Computação Quântica
O poder transformador da computação quântica também foi pauta do relatório, trazendo a evolução dessa tecnologia, que junta aspectos da computação, da física e da matemática, utilizando a mecânica quântica para resolver problemas complexos mais rapidamente do que em computadores tradicionais. Já há algumas abordagens de computação quântica, que simulam os supercomputadores em uso comercial com foco em otimização logística.
6. Pessoas, cultura e performance
Tudo é sobre pessoas, cultura, trabalho e performance. Empresas com maior maturidade digital tendem também a investir mais em inovação, evoluindo e trazendo maior automação de processos para facilitar o andamento das atividades. Isso ocorre porque já possuem tanto no quesito de digitalização quanto no cultural. Seus colaboradores e clientes estão culturalmente preparados para atuarem em conjunto com a tecnologia de forma mais eficaz.
“As empresas estão trabalhando constantemente para encontrar melhores caminhos para operar, simplificar processos, melhorar a experiência dos clientes e dos profissionais, é preciso evoluir sempre a experiência focando no resultado para as pessoas. Para vencer estes desafios, a evolução digital e a inovação são peças-chave da estratégia dessas empresas. É sobre se permitir ser cada vez mais humano, ágil, testar, aprender, evoluir, além de criar caminhos, crescer e prosperar, para mudar culturas e alavancar novos negócios. A simplicidade, clareza e inovação caminham juntas em prol de resultados”, finaliza Telmo Costa, CEO da Meta.