Conheça a trajetória da Meta nas palavras do CEO, Telmo Costa.
Em entrevista ao podcast Do Zero Ao Topo, do Infomoney, Telmo Costa contou sobre como começou a empresa e toda a caminhada até os dias de hoje, em que é parceira da transformação e evolução digital de grandes empresas do Brasil e exterior.
Confira abaixo alguns highlights da entrevista:
Início na computação
Ainda jovem, Telmo se apaixonou pelo mundo da computação ao ler uma revista sobre o tema. Fascinado, abandonou o curso de engenharia elétrica no terceiro ano, deixou o estágio e mergulhou de cabeça na programação. Ele iniciou sua trajetória no Senac e posteriormente fez vestibular para análise de sistemas.
Fundação da Meta
Aos 24 anos, Telmo fundou a Meta com dois sócios. “O nome veio como um desafio para nos reinventarmos continuamente”, diz. Os primeiros clientes surgiram de uma consultoria onde Telmo trabalhou, afetada pelo Plano Collor no início dos anos 90.
Crescimento inicial
Durante a reserva de mercado, apenas grandes empresas tinham computadores. A Meta aproveitou essa oportunidade, oferecendo consultorias de informática e desenvolvimento de sistemas para médias e grandes empresas. Operando da garagem de casa com um computador emprestado, conquistaram a Pirelli como primeiro grande cliente, abrindo portas para outros contratos importantes.
Expansão global
Hoje, a Meta opera em 350 cidades ao redor do mundo e possui mais de 3 mil funcionários. Durante a pandemia de Covid-19, a empresa reforçou as contratações para ajudarem empresas a operarem remotamente. Esse período impulsionou um crescimento significativo, com um aumento de 73% em 2021.
Transformação digital interna
Nos últimos seis anos, a Meta passou por sua própria transformação digital, investindo em nove startups através de seu braço de venture capital. Essas plataformas foram integradas ao negócio, replicando internamente a transformação realizada para seus clientes. A receita anual da empresa, segundo apurações, está próxima de R$ 1 bilhão. Entre seus clientes estão Lojas Renner, Globo e Itaú.
Assista a conversa completa:
Podcast Do Zero ao Topo
O podcast Do Zero ao Topo entra no seu quinto ano, trazendo histórias de mulheres e homens de destaque no mercado brasileiro. Toda sexta-feira, o podcast compartilha desafios e estratégias usadas na construção de negócios de sucesso.
O programa já recebeu nomes como o Fernando Simões, do Grupo Simpar; Stelleo Tolda, um dos fundadores do Mercado Livre; o empresário Abílio Diniz; Rodrigo Galindo, chairman da Cogna; Paulo Nassar, fundador e CEO da Cobasi; Mariane Morelli, cofundadora do Grupo Supley; Luiz Dumoncel, CEO e fundador da 3tentos; José Galló, executivo responsável pela ascensão da Renner; Guilherme Benchimol, fundador da XP Investimentos; e contou dezenas de histórias de sucesso.