O que é RPA automação?
Para falar sobre RPA automação vamos começar analisando que as recentes transformações globais demandam um novo posicionamento por parte das organizações, que devem se tornar cada vez mais ágeis e eficientes para atender melhor às crescentes demandas e necessidades de clientes e mercados.
Além disso, a acentuada competitividade entre organizações estabelece a busca permanente por soluções que tornem as empresas mais produtivas e, assim, agregar valor aos seus negócios – ao mesmo tempo em que permite que uma empresa reduza custos.
As tecnologias digitais evoluem de forma acentuada e exponencial. Atualmente, já experimentamos os benefícios da automação de atividades repetitivas e rotineiras, em diferentes espaços laborais. Mesmo que invisivelmente, a automação de processos está mais do que presente em nossas vidas: do atendimento ao cliente (por meio de chatbots, por exemplo) até a coleta, processamento e modelagem de dados corporativos, baseados em regras. As ferramentas de automação são desenvolvidas para solucionar problemas que afetam as pessoas.
Nesse contexto de constante evolução, vale ressaltar que a Transformação Digital e a nova forma de trabalhar também permitiram a aceleração e o desenvolvimento de novos e mais elaborados processos de negócios, principalmente no ambiente digital.
Por definição, RPA (Robotic Process Automation ou Automação Robótica de Processos) é uma tecnologia disruptiva que, de fato, permite que as empresas agreguem valor aos seus processos e operações. De forma geral, após implementar RPA, é possível:
- “Copiar e colar” informações de uma aplicação à outra;
- Extrair conteúdos de documentos e formulários;
- Realizar operações dentro de extensas bases de dados;
- Realizar cálculos para determinar os fluxos de trabalho a serem implementados em uma organização;
- Tomar decisões baseadas em regras de negócio.
Ao implementar soluções de RPA, uma organização incrementa a sua força de trabalho. Isto é possível porque o RPA Robotic Process Automation oferece eficácia e versatilidade em suas aplicações. Dessa forma, as organizações podem se dedicar de forma plena ao desenvolvimento de suas próprias estratégias de negócios – que devem estar sempre respaldadas e sujeitas às melhores práticas de governança e responsabilidades corporativas disponíveis no mercado.
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Esses “trabalhadores digitais” podem ser gerenciados como uma equipe encarregada de completar ou executar processos de negócios, tal como um colaborador o faria.
Devido ao RPA e à expertise de desenvolvedores certificados, automatizar tarefas permite otimizar o fluxo de trabalho de empresas de qualquer tamanho ou segmento.
RPA – Automação Robótica de Processos
De acordo com especialistas em desenvolvimento tecnológico corporativo, o RPA pode ser descrita como a aplicação de metodologias e tecnologias específicas (baseadas em algoritmos e softwares), desenhadas para automatizar um conjunto de atividades e tarefas consideradas repetitivas.
Em outros termos, trata-se de uma solução que, em forma de aplicação, auxilia uma organização – e suas lideranças e seus colaboradores também – a desenvolver suas atividades rotineiras de maneira mais assertiva e eficiente.
RPA – equipes digitais de trabalho
Com Robotic Process Automation RPA é possível executar tarefas complexas sem a intervenção humana aplicada de forma direta. Sobre RPA, também pode-se dizer que habilita as lideranças e colaboradores a desenvolver atividades consideradas complexas, que agregam ainda mais valor às operações e processos desenvolvidos em prol do crescimento empresarial.
Em linhas gerais, ferramentas e RPA são desenvolvidos sob regras de negócios para agilizar e otimizar a interação e processamento de informações corporativas. Por meio de dispositivos e, após autenticações, os dados transitam pelas redes de armazenamento de informação empresarial. Desta forma, a automação de processos gera equipes de trabalho mais colaborativas e mais bem comunicadas.
Finalmente, a implementação de soluções digitais de RPA realoca equipes de trabalho para que soluções de RPA (ou bots, equivalentes à antiga “licença de software”) tornam-se responsáveis pelo processamento das informações que viabilizam o funcionamento de áreas essenciais das companhias.
RPA – benefícios da automação de processos
Com apoio da implementação de soluções de RPA, as empresas conseguem alcançar uma série de benefícios que incrementam a capacidade organizacional, para a geração de novos negócios. Entre as vantagens do RPA, podemos citar:
- Aumento de produtividade entre líderes e colaboradores;
- Aquisição de maior velocidade para desenvolvimento de entregas de produtos e soluções digitais;
- Incremento da qualidade de serviço a clientes e consumidores, razão principal para desenvolver a RPA;
- Utilização otimizada de recursos tecnológicos;
- Redução de custos destinados à tecnologia empresarial;
- Satisfação entre os colaboradores, que obtêm maior capacidade de decisão e instâncias para o desenvolvimento da empatia colaborativa e interações organizacionais.
Mas, para entregar os benefícios indicados acima, o RPA deve contar com bases sólidas de políticas de governança corporativa. Atualmente, ao implementar as melhores práticas de governança, as empresas podem contar com o respaldo de experts em agilidade e digitalização, que contribuem significativamente para o sucesso no ambiente digital.
Além de desenvolver futuras lideranças e força de trabalho orientadas à implementação e inovação de estratégias digitais, o RPA desenvolve uma melhoria substancial nas operações de negócios, no (re)desenvolvimento de talentos e também na questão dos serviços compartilhados entre equipes, que passam a atuar de maneira mais transversal, gerando cadeias de valor aos serviços prestados pelas companhias.
As ferramentas de automação de processos de negócios e outras operações baseada em RPA também se destacam pelas seguintes características:
- As soluções de Robotic Process Automation são de fácil implementação à medida que se desenvolve uma clara estratégia de transformação digital. Há interfaces de desenvolvimento que permitem agilizar a entrega de produtos digitais que, em alguns casos, encurtam o time-to-market ou lançamento de uma solução;
- O software RPA é considerado “não invasivo”, ou seja, a tecnologia RPA situa-se “sobre” a dos outros sistemas já existentes, sem a necessidade de criar, desenvolver ou substituir as soluções previamente adquiridas por plataformas mais caras;
- O software de Robotic Process Automation é capaz de acessar outros sistemas computacionais da mesma forma que uma pessoa, por meio de uma interface de usuário, com o uso de um ID de login e senha;
- O software RPA acessa outros sistemas por meio da “camada de apresentação”, dispensando a lógica de programação de sistemas subjacentes;
- RPA é seguro. O Robotic Process Automation foi concebido para atuar como uma plataforma sólida para atender de forma otimizada e performática à TI corporativa em questões cruciais como escalabilidade, gerenciamento de mudanças e requisitos de segurança;
- Os bots (ou “robôs”) são implantados, programados e monitorados em por uma TI centralizada e interconectada, cujo suporte e infraestrutura é otimizada para garantir a integridade do tráfego de dados e conformidade com os modelos de governança e segurança empresarial.
Nos negócios digitais, contar com a automação de processos é investir em um alto desempenho tecnológico, visando o aumento permanente dos negócios de uma organização. Com RPA, as empresas impactam significativamente os seus negócios, obtendo resultados positivos em termos de efetividade e ROI (em tradução livre, “Retorno Sobre Investimentos”).
Aplicações de RPA
Os recentes avanços em tecnologia possibilitaram a introdução do RPA às mais variadas indústrias e segmentos. Para especialistas em desenvolvimento de soluções de automação, os processos se dividem em duas categorias: Hard Automation e Soft Automation. (Fonte: “UIPath vs Automation Anywhere-Blue Prism“, UiPath Community Forum – Robotic Process Automation, 2017).
A Hard Automation (também conhecida como Fixed Automation) é dedicada ao desenvolvimento de bots para desempenhar tarefas mais específicas e repetitivas (por exemplo, um robô que desempenha atividades fabris em um complexo de automóveis).
Já a Soft Automation (ou Flexible Automation) se encarrega de desenvolver e implementar soluções em que robôs são capazes de serem programados para realizar tarefas diferentes, de acordo aos requerimentos dos distintos produtos digitais, encomendados por clientes do setor de tecnologia.
Para efeitos de ilustração, cabe destacar que o RPA foi gerado sob o conceito de solução tecnológica de automação flexível. Ou seja, o RPA é uma ferramenta desenvolvida no contexto da Soft Automation, pois é capaz de executar mais de um processo – de negócio ou operacional – por vez.
Hoje, muitas das soluções de RPA são utilizadas como softwares que conseguem realizar mais de uma tarefa manual: checagem de documentação para abertura de contas ou solicitação de serviços em bancos digitais ou fintechs são somente um dos exemplos de aplicação da tecnologia RPA.
Diferença entre RPA e soluções BPM (Business Process Management)
A principal distinção entre o Robotic Process Automation e as tecnologias de BPM é que, para especialistas em TI, a segunda é considerada “invasiva”: ou seja, implica na criação de aplicações e plataformas, além de acessar a “lógica dos processos de negócio” e as camadas de dados da stack da arquitetura do TI organizacional.
RPA automação: soluções para lideranças, clientes e colaboradores
Os avanços tecnológicos permitiram que o dia a dia das companhias promovesse o desenvolvimento das novas lideranças do setor corporativo. A facilidade e a praticidade do Robotic Process Automation estimula a inovação por parte das organizações.
“Anteriormente, quando se falava de automação, havia uma ideia equivocada de que as pessoas seriam substituídas pelas novas tecnologias. A proposta de RPA busca implementar as novas tecnologias no cotidiano das empresas, como uma ferramenta que vai otimizar a realização das atividades e tarefas das lideranças empresariais e seus colaboradores”, indica Rômulo Monteiro, RPA Coach da Meta.
Em suma, o RPA contribui para o aumento da produtividade laboral, pois, assim, os talentos corporativos potencializam a sua dedicação e o uso do seu tempo a novas estratégias e modelos de negócios, que agreguem valor à sua organização. Assim, a tecnologia inerente ao RPA serve para o desenvolvimento de produtos e serviços que, efetivamente, melhoram a vida das pessoas: sejam elas colaboradores de uma grande organização ou novos clientes e consumidores.
RPA e a Hyperautomation
O termo “Hiperautomação”, de acordo com a consultoria Gartner, envolve o uso orquestrado de diversas tecnologias, tais como:
- Inteligência Artificial (IA);
- Machine Learning;
- Robotic Process Automation (RPA);
- Business Process Management (BPM)
- Intelligent Business Process Management Suites (iBPMS).
(Fonte: https://www.gartner.com/en/information-technology/glossary/hyperautomation)
Outras consultorias se referem à Hyperautomation como “Plataforma Integrada de Automação” ou “Automação Cognitiva”.
“A Hiperautomação pode ser compreendida como uma série de soluções de automações que, concentradas, permite automatizar uma grande quantidade de processos e operações empresariais”, afirma Rômulo Monteiro. Isto torna as organizações cada vez mais orientadas ao digital (ou Data-Driven).
Para os experts em tecnologia, a evolução das soluções de RPA e Hiperautomação são os pilares da eficiência corporativa para os novos negócios, que se originam no ambiente digital e virtual. Ao implementar RPA, uma empresa investe em futuras vantagens competitivas para a manutenção e conquista de novos clientes e mercados, que se encontram em constante transformação, seja em termos de demandas ou necessidades.
O futuro do RPA
No ano de 2019, a Gartner salientou que a combinação entre as tecnologias de RPA e Hiperautomação formariam as bases de uma “Automação Inteligente”. (Fonte: https://www.gartner.com/smarterwithgartner/gartner-top-10-strategic-technology-trends-for-2020).
A inovação tecnológica acelera rapidamente a transformação digital de organizações de médio e grande porte. Para estas organizações, o RPA é uma solução considerada de rápida implementação e que entrega um alto retorno sobre o valor investido.
Em razão dos avanços do RPA, da Inteligência Artificial e do Machine Learning, derrubam-se os limites entre os dados e a sua aplicabilidade, principalmente para oportunas tomadas de decisão em relação às questões organizacionais e de negócios das empresas.
Em um futuro próximo, espera-se que as próprias aplicações de automação internalizem padrões para se autodesenvolverem e evoluírem como solução tecnológica. Trata-se do estabelecimento de mais uma nova tecnologia, que, assim, será reconhecida como automação inteligente.
O mundo do trabalho evolui constantemente, oferecendo oportunidades cada vez mais vinculadas ao desenvolvimento tecnológico. Embora a tecnologia avance rapidamente, há muito espaço para o desenvolvimento de soluções RPA, que se propõem a alavancar e aumentar o volume de negócios a nível nacional e regional.
Meta e RPA
A Meta conta com especialistas que desenvolvem e implementam soluções de dados e automações para as mais diversificadas indústrias e segmentos.
“De soluções para atendimento ao cliente a aplicações para as indústrias de energia e finanças, a Meta conta com equipes capacitadas e preparadas para desenvolver e entregar produtos que potencializam os negócios digitais”, indica Maksine Baldin, Analista de RPA da Meta.
Como empresa especialista, oferece equipes focadas em planejamento, desenvolvimento e implementação de soluções RPA para atender em todo o país. Se você deseja avançar em seus processos de implementação de RPA, contate o time de especialistas da Meta.
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