Como a migração para Cloud Computing podem incrementar os negócios? A digitalização da sociedade nos últimos anos permitiu a todos presenciar uma transformação de cultura que ocorreu de modo extremamente acelerado. Dados e informações que, até pouco tempo atrás, eram vistos como combinações binárias carentes de real valor, atualmente, se tornaram o ativo de maior valor para organizações.
Desde informações correspondentes a ERPs a relatórios de Business Intelligence para tomada de decisão, os dados constituem-se hoje como parte essencial do Core Business de qualquer instituição (pública ou privada).
Da mesma maneira que a Transformação Digital produz mudanças de cultura interna, a migração para Cloud Computing promove profundas modificações de como lidar com as informações decorrentes dos dados. No entanto, passar do ‘ambiente físico’ (de data centers e soluções locais on-premise) para a nuvem, envolve processos que excedem o drag and drop. Para alcançar uma migração plena e bem-sucedida para o digital, é necessário abordar também questões estratégicas que resultam em um amplo impacto no ambiente corporativo.
Migração para Cloud Computing: hospedagem de dados que promove disponibilidade da informação
Cloud Computing (computação em nuvem) é a tecnologia que permite o acesso e uso remoto de recursos da computação por meio da conexão com o ambiente online. Por meio da computação em nuvem, é possível hospedar os mais variados softwares e informações, facilitando ainda mais a disponibilidade e armazenamento de dados considerados relevantes para uma empresa ou instituição. Para o Head de Digital Solutions da Meta, Marcello Bosio: “A Cloud Computing exerce um papel de protagonismo, pois é a plataforma digital que suportará as próximas soluções que representarão a seguinte etapa da Transformação Cultural do mundo todo”.
Assim, a Cloud (ou nuvem) será o meio no qual os dados adquiridos pela tecnologia 5G circulará entre dispositivos de IoT (Internet das Coisas), podendo gerar assim insights para novos produtos e soluções que beneficiarão pessoas e organizações à escala global.
Soluções de Cloud Computing customizáveis e on-demand
Na Cloud Computing, são oferecidas soluções para todas as empresas, sejam de pequeno, médio ou grande porte. As novas ferramentas tecnológicas permitem que uma empresa que deseja se transformar digitalmente alcance resultados positivos em médio e longo prazo. Entre as soluções para Digital Business disponibilizadas na Cloud, se encontram:
- IaaS: Infraestrutura como Serviço (ou também conhecida como serviços de infraestrutura em nuvem), que é uma das formas de Cloud em que clientes ou usuários têm acesso a estruturas de TI do provedor, sem a necessidade de servidores próprios da empresa.
- PaaS: Platform as a Service, cuja definição indica uma plataforma na nuvem desenhada para implementação de softwares que atendem a demandas específicas das companhias.
- SaaS: em tradução livre, “Software como Serviço”, que é um modelo para distribuição e comercialização de soluções hospedadas em nuvem.
- BPaaS: também conhecido como Processos de Negócios como Serviço, que, segundo a Gartner, habilita a entrega de Business Process em formato de Outsourcing (BPO) a partir de um MultiTenant baseado na nuvem.
Esta variedade de soluções, escaláveis segundo necessidade e uso, corroboram de que maneira as empresas do futuro querem liderar seus segmentos por meio do uso dos dados. Afinal, a circulação interna de dados é a que permitirá que as empresas do futuro possam desenvolver as suas estratégias em um mundo que não cessará de se digitalizar.
Vantagens de migrar para nuvem
A migração para a nuvem traz inúmeros benefícios para as empresas. O mais importante deles se refere aos impactos no custo da operação. A otimização de recursos (que antes eram destinados à aquisição e manutenção de equipamentos que por vezes não são atualizáveis) faz com que a Computação na Nuvem seja considerada uma excelente solução, principalmente na hora de realizar upgrades ou expressivos saltos tecnológicos dentro de uma organização empresarial.
Para resumir com clareza, se observa que valores direcionados a CAPEX (aquisição de equipamentos, como no exemplo acima) costumam ser maiores e com risco de obsolescência. Ao passo que investimentos aplicados em OPEX (despesas operacionais) apresentam custos menores e oferecem mais flexibilidade e rapidez de atualização no parque tecnológico.
Ao migrar para a Cloud, é gerado capital de investimento que pode ser destinado à inovação ou ao desenvolvimento de novos produtos e serviços com vistas a ocupar lugares de destaque nos negócios digitais.
O fim das limitações dos servidores físicos
Outro ponto interessante é a flexibilidade dos serviços abrigados em nuvem. Por meio da Cloud Computing, tem-se à disposição uma quantidade de recursos tecnológicos ainda mais dinâmicos e com escalabilidade de acordo com a demanda. Além disso, as atualizações (inclusive as de segurança) automatizadas de serviços hospedados em nuvem garantem o aproveitamento completo das soluções contratadas. Assim, as organizações que optam pela jornada rumo à nuvem como estratégia de negócio carecem de preocupações em relação a sistemas que possam ficar obsoletos com o passar do tempo.
Crescimento humano e profissional aliados à tecnologia em nuvem
A Tecnologia Cloud Corporativa auxilia a promoção de estímulos para tornar os ambientes de trabalho, mesmo que remotos, altamente produtivos e colaborativos. Equipes conectadas e com rápido acesso às informações resultam em mais produtividade, em menores espaços de tempo. Ao escolher migrar para a nuvem, empresas, que tradicionalmente já se destacavam em ambientes pouco digitalizados, potencializam seus resultados.
Case de sucesso: computação em nuvem na indústria 4.0
Organizações de todos os segmentos e lugares do mundo já desfrutam das vantagens e dos benefícios de se posicionarem como “empresas na nuvem”. No Brasil, inúmeros casos refletem a nova mentalidade com que as instituições aplicam conhecimento e estratégias tecnológicas para aproveitar de maneira plena a quantidade de dados que circulam nos ambientes virtuais. São estas organizações (em pleno processo de Transformação Digital) que liderarão a indústria 4.0, em que se fundem o 5G, a IoT e a Computação em Nuvem. Essas companhias não só se transformam tecnologicamente, mas também adquirem uma nova cultura laboral tendo em vista as oportunidades que surgem em uma nova era da informação.
Em 2020 e em pleno auge da pandemia causada pela Covid-19, a Localiza (RENT3 na Ibovespa, com lucro de R$ 447,9 milhões no segundo trimestre de 2021 e crescimento de 398,2% em relação ao mesmo período do ano passado) aceitou o desafio de adquirir mais agilidade e flexibilidade para atender às demandas de seus clientes.
Para a gigante da locação veicular, a resposta à sua inquietação por inovação foi apostar na migração de diversos serviços que antes estavam on premise para continuar a desenvolvê-los em ambiente de nuvem. O propósito maior dessa transformação obedeceu à finalidade de servir melhor às pessoas que compõem seu diversificado e vasto quadro de colaboradores e clientes.
Uma vez implementado o projeto de Cloud Migration (estrategicamente desenhado), os resultados para o novo modelo operacional foram imediatos:
- Renovação da Área de Lean Portfolio Management e Gestão de Mudança, Cultura e Comunicação;
- Time LocalizaLabs e Time de Produtos da Meta focados no desenvolvimento de novas soluções em ambiente de nuvem;
- Cultura de experimentação em ecossistema de Cloud.
Após as implantações aliadas à infraestrutura de TI existente, a experiência do cliente ganhou mais rapidez com a maior disponibilidade de dados e serviços. A recente digitalização do backoffice trouxe mais produtividade para a companhia, e a mudança de cultura e o fortalecimento de competências digitais ficaram mais em evidência.
Segundo Eugênio Mattar, CEO da Localiza, a qualificação, experiência e o conhecimento das pessoas que a Meta alocou no projeto foram os diferenciais que determinaram a escolha da companhia como parceira em Digital Transformation.
Saiba mais sobre este projeto de sucesso no canal da Meta no YouTube:
Como migrar para computação em nuvem: Central da Meta dedicada à inovação
O Centro de Solução e Inovação funciona como uma moderna central de tecnologia e tem como objetivo preparar os potenciais clientes para a sua jornada rumo à sua Transformação Digital plena.
Os pilares que compõem a base de conhecimentos e execução da Meta são o uso customizável do SAP S/4HANA, a aplicação do digital na futura realidade física por meio IoT (Internet das coisas), desenvolvimento de soluções e serviços com plataformas híbridas ou exclusivamente na Cloud.
A Meta pensa e planeja estrategicamente cada projeto de migração para Cloud Computing, personalizando as soluções oferecidas aos parceiros para melhoria contínua da sua infraestrutura de TI.
Como parceira digital, o principal objetivo é entender o que cada empresa precisa e realizar a melhor implementação de computação em nuvem para pequenas empresas que há no mercado. Exatamente da mesma forma em que a atuação acontece para organizações de médio e grande porte.
Por meio de um plano estratégico eficiente e que se estenda a todas as fases do processo, é possível entender as reais necessidades e mensurar os resultados. Do início ao fim, os clientes são acompanhados por equipes que atuarão de forma transparente na apresentação de trilhas de desenvolvimento e sugestão de melhorias para otimizar cada vez mais a produtividade.
Por onde começar a migração para Cloud Computing focada em resultados
Quando uma instituição se foca em fazer o que a sua empresa precisa, mais do que desenvolver projetos, busca uma parceria. É exatamente isso que a Meta, enquanto empresa, busca em seus potenciais clientes: parceiros comprometidos com a Transformação Digital nas empresas e que estejam interessados em alçar voos mais altos.
Conte com equipes multidisciplinares, que vão atuar de forma transparente na apresentação de soluções e melhorias para otimizar cada vez mais o seu tempo e negócio.