A transformação ágil na Drogaria Araújo começou! A maior rede de farmácias mineira (e quarta maior do país) escolheu a Meta para iniciar sua jornada com métodos ágeis. O projeto terá início na área de Digital, que representa 15 squads e cerca de 70 pessoas, mas o plano é seguir para toda a empresa posteriormente.
Por que realizar a transformação ágil na Drogaria Araújo?
A Drogaria Araújo é parte do dia a dia dos mineiros, mas eles sabem que com o apoio da tecnologia podem evoluir, facilitar o dia a dia e agregar ainda mais valor aos seus clientes.
A área de Digital, escolhida como pioneira para a transformação ágil, cresceu 7x e atende 400 mil clientes ao mês. Mas com esse crescimento veio maior complexidade. O ágil vem como solução para simplificar processos, preparar os times e trazer maior robustez.
André Giffoni, diretor de Digital, explica: “Precisamos ganhar velocidade, sincronismo e autonomia entre os times, mantendo as responsabilidades de entregar o que nossos clientes precisam”.
Outros desafios enfrentados é a de definição de papeis e responsabilidades, priorização dos times frente aos objetivos estratégicos da empresa, e manter a evolução do negócio digital e com os times crescendo.
Como é a transformação ágil na prática?
Já tanto se fala que é fundamental olhar a mudança com outro ponto de vista…. Afinal não necessariamente a mudança é um bicho de sete cabeças e, apesar de desafiadora, pode levar sua empresa muito mais longe. E é isso que a Drogaria Araújo tem feito. Como o Giffoni evidencia: “A mudança é a conquista de onde você chegou até agora”.
A Araújo vem realizando sua transformação ágil há 3 anos, mas agora escolheu a Meta como parceira para superar os desafios e dores, e evoluir ainda mais. Um ponto bacana dessa história é que nos escolheram a partir de uma indicação da Localiza, nosso também cliente em que realizamos a transformação ágil e virou case de sucesso. E para estreitar a relação recebemos o time da Drogaria Araújo em nossa sede em Porto Alegre e os levamos para conhecerem nossos clientes, para entenderem melhor nossa forma de trabalhar e como podíamos ajudá-los.
E para selar essa relação, no fim de outubro tivemos um kick-off em Belo Horizonte (MG) com todo o time de Digital e muitos outros colaboradores para conhecerem mais a fundo o projeto e a nova fase que a empresa viverá. Esse momento foi importante para engajar os colaboradores, aproximar a Meta do cliente, e para garantir que todos estão alinhados. Ademais, o evento contou com o time responsável pelo cliente, Janaína Sombrio e Guilherme Balbino, nossa CDO, Ana Carla Martins, o time de serviços Meta que comandará o projeto, e líderes da própria Drogaria Araújo, como o dono Modesto Araujo.
Quem comandou o encontro foi nosso Head de Agilidade, Dian Costa. Ele contou que durante um ano trabalharemos para rever o processo e modelo de governança, gestão de portfólio e de projetos, modelo de priorização, processos e o parque arquitetural, sempre buscando maior performance.
E Dian destacou: “A transformação digital é de toda a empresa!”.
Em alguns meses poderemos contar mais sobre os resultados e benefícios da transformação ágil na Drogaria Araújo. Se você quiser saber mais sobre como podemos apoiar a sua empresa a evoluir e alcançar novos patamares, entre em contato com a Meta.