Iniciativas Sustentáveis da Meta

22/02/2022
iniciativas sustentáveis da Meta

A Meta existe há mais de 31 anos e sempre teve em seu DNA questões culturais, de desenvolvimento das pessoas e de cuidado com o meio ambiente. Listamos abaixo algumas das principais iniciativas sustentáveis, que tomamos em prol do meio-ambiente e estão sendo implantadas entre as nossas 6 sedes no Brasil.

Redução da energia elétrica

Em 2018 a Meta investiu em instalações de placas solares e, desde então, houve uma redução de aproximadamente 62% do consumo de energia elétrica. Na atual realidade do Brasil, é cada vez mais importante que as empresas passem a valorizar soluções mais sustentáveis, afinal são elas que consomem um grande índice de energia elétrica. A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou um estudo que calcula um prejuízo, em 2021, de mais de R$ 8 bilhões para o Brasil, por causa do aumento no preço da energia elétrica. Desta forma, a energia solar é um dos meios saudáveis e de mais fácil acesso a ser adotado.

Reutilização da água

Outra solução sustentável é que as sedes da Meta possuem cisterna subterrânea, ou seja, a água da chuva é reaproveitada para os vasos sanitários. Isso rendeu uma economia de aproximadamente 80% na fatura de água. Parece uma iniciativa banal, mas com toda certeza não é. O Brasil possui 12% das reservas de água doce do planeta, mas está com grandes problemas. A MapBiomas fez uma análise de imagens de satélite de todo o território nacional entre 1985 e 2020, e a conclusão é que o Brasil vem perdendo 15% da superfície de água desde o começo dos anos 1990. Isto significa uma perda extremamente grande em um período curtíssimo!

Reciclagem

Uma terceira iniciativa da Meta, é que todos os escritórios contam com a separação do lixo. Inclusive, a renda adquirida através dos lixos secos é transferida para famílias carentes, enquanto os descartes orgânicos são transformados em adubo para plantação. Na sede de Recanto Maestro (RS) há uma parceria com o programa OIKOS, que colabora com a comunidade local.

A separação do lixo é um conceito que vem sendo conscientizado já há um tempo no Brasil, e por exemplo surgiu efeito nas taxas de reciclagem de latinhas, mas ainda tem um longo caminho a percorrer para o tratamento de outros resíduos. De acordo com o Panorama de Resíduos Sólidos no Brasil 2020, da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública (Abrelpe), o Brasil aumentou 18% o descarte de resíduos sólidos em 9 anos (entre 2010 e 2019), passando a descartar 9 milhões de toneladas em 2019. Isso significa que, por pessoa, é gerado 379 quilos de resíduos por ano. No entanto, a média de reciclagem permanece abaixo de 4%.

Selo GreenTech Park Platinum

Graças a essas iniciativas, a Meta recebeu o Ecosselo Institucional do Programa do Green Tech Park com o Parque Tecnológico. Ações como o programa 5S, a inclusão de energia solar e o sistema de aproveitamento de água pluvial, renderam o nível Platinum à Meta.

Confira nosso post no Instagram com o resumo dessas ações:

Quem escreve

Meta

Empresa de tecnologia e inovação, focada em transformação e evolução digital

Veja também