Conheça as inovações que ajudam as empresas na adoção de uma visão estratégica de RH
Um estudo realizado pela consultoria americana Gartner mapeou as principais tecnologias inovadoras que devem mudar os processos de RH como nós os conhecemos na próxima década.
Neste artigo destacamos algumas das tendências apontadas pelo Six Emerging Human Capital Management Technology Trends. Mais interessante ainda, o estudo indica em que fase do “Hype Cycle” cada tecnologia está. O “Hype Cicle” é uma análise dos momentos de maturidade de adoção de novas tecnologias.
De acordo com a Gartner, quando uma inovação é apresentada, é comum que haja um momento inicial de entusiasmo em que se criam expectativas irreais sobre os seus benefícios. A seguir, há um momento de desilusão e críticas. Finalmente, os dois momentos seguintes representam a maturidade da tecnologia com base em experimentação, em que seu potencial é revelado, e, por último, o “platô de produtividade”, em que as tecnologias são adotadas em aplicações estáveis, de acordo com sua utilidade real.
No caso da RHTech, está claro que há muita estrada pela frente: todas as tendências apresentadas estão ainda na fase inicial de entusiasmo.
Assistentes virtuais para as tarefas básicas de RH
Segundo o estudo, em 5 a 10 anos poderemos viver a adoção generalizada de assistentes virtuais – baseadas em inteligência artificial, em voz ou texto, acessíveis de múltiplos dispositivos – para auxiliar colaboradores na realização de procedimentos do dia-a-dia de recursos humanos. A tecnologia poderá liberar a equipe de RH de muitas tarefas manuais e tempo de atendimento.
Marketplace interno de talentos
Ao contrário da lógica de utilizar plataformas que buscam talentos fora da empresa, a Gartner identificou a tendência de criação de marketplaces internos. Este mercado utiliza princípios para combinar funcionários internos e, em alguns casos, um grupo de trabalhadores para projetos de curto prazo e oportunidades de trabalho temporárias, sem requerer recrutamento no mercado.
Análise de produtividade de colaboradores
Com as mudanças para um formato home office e também no modelo híbrido, aumentaram a demanda por ferramentas de monitoramento do trabalho remoto que mensuram e melhoram a produtividade. As ferramentas devem evoluir para coleta e análise de dados que levam em consideração padrões de trabalho, geolocalização e tempo gasto em tarefas. Estas ferramentas enfrentam questões éticas, que devem ser solucionadas durante o desenvolvimento da tecnologia nos próximos 5 a 10 anos.
Uso de tecnologia para garantir diversidade, inclusão e equidade
As empresas cada vez mais reconhecem que o colaborador é o seu capital mais valioso e entendem que o bem-estar e o desenvolvimento são pontos-chave para garantir um ambiente de trabalho saudável e eficaz.
O estudo da Gartner aponta que a diversidade está relacionada com a melhoria da rentabilidade – até 21% para gênero e 33% para diversidade étnica -, inovação, esforço voluntário e retenção.
Soluções de tecnologia para aumentar a diversidade e inclusão nas organizações apoiam a tomada de decisão baseada em dados, gerando insights e dashboards sobre transparência, responsabilidade e eficiência, em todos os processos de pessoas.
Tais tecnologias abrangem atividades de RH como recrutamento, desenvolvimento e sucessão de talentos.