A SAP fez mais uma atualização em seus negócios, dessa vez descontinuando o SAP GRC, formalmente chamado de SAP Government, Risk & Compliance.
O que é o SAP GRC?
O GRC é o módulo SAP de emissão e recebimento de notas ficais (NF-e), processo fundamental para todas as empresas. Além disso é um importante componente para governança corporativa, mitigação de riscos e conformidade regulatória.
A empresa líder de mercado anunciou a descontinuação do suporte ao módulo para o dia 31 de dezembro de 2025 (data limite).
Um dos motivos que a SAP descontinuará o GRC é a atual complexidade da legislação tributária brasileira e a necessidade recorrente de adaptação às exigências fiscais.
Ferramenta SAP Cloud NF-e
Uma das ferramentas do SAP GRC é a SAP Coud NF-e, que basicamente é um sistema para emissão de NF-e, que por ser em nuvem reduz custos com atualizações, infraestrutura e mudanças da legislação. E essa importante ferramenta também será descontinuada no fim do ano que vem.
O que a descontinuação do GRC significa na prática?
Realmente será um impacto direto nas empresas que utilizam o módulo GRC no setor de Contas a Pagar e Contas a Receber! A tarefa passa a ser buscar uma nova solução que supra as necessidades e a demanda da empresa.
E a alteração para a nova solução deve ser feita até 31 de dezembro de 2025!
E a opção mais cotada para substituir o GRC NF-e é o SAP DRC, também chamado de Document and Reporting Compliance. Abaixo contaremos mais.
O que é o SAP DRC?
O SAP DRC (ou Document and Reporting Compliance) é uma solução focada em atender às regulamentações fiscais brasileiras no SAP S/4HANA e, como dito anteriormente, substituirá o SAP GRC.
Algumas vantagens envolvidas em optar pela nova solução, como, a uniformização da interface globalmente; a facilitação da comunicação entre empresa, Secretaria da Fazenda (SEFAZ) e algumas prefeituras; e o fato de ter um formato padronizado de emissão para as prefeituras de São Paulo e Rio de Janeiro, todavia as demais prefeituras precisam customizar a ferramenta.
Ferramentas e benefícios do SAP DRC
O SAP Document and Reporting Compliance (SAP DRC) é focado em eficiência e melhor governança aos negócios brasileiros, sempre garantindo o cumprimento das legislações. Sendo assim, o SAP DRC oferece uma gama de ferramentas e benefícios:
- Padronização e automação de processos;
- Conformidade regulatória, evitando conflitos legais e financeiros;
- Gestão de notas fiscais de entrada e saída (inbound e outbound);
- Envio de documentos em tempo real;
- Conexão e integração com órgãos públicos e empresas, sempre respeitando a governança;
- Documentos eletrônicos automatizados;
- Monitoramento e correções em tempo real;
- Relatórios completos e automatizados, baseado em dados atualizados;
- Criação de relatórios de interesse do negócio;
- Experiência de usuário simplificada;
- Conformidade global, atendendo diferentes regulamentações fiscais internacionais;
- Solução cloud, não demandando investimento em infraestrutura;
- A SAP é responsável pela manutenção e atualização da solução, que ocorre integralmente em cloud;
- O valor a pagar é baseado no seu consumo (volume de documentos emitidos).
Principais diferenças do SAP GRC e SAP DRC
Seguindo o forte investimento SAP, o DRC é uma solução cloud, mas além disso há algumas outras mudanças técnicas que destacamos abaixo:
- Não há mais a integração PI/PO, pois a SAP, através do BTP, será a responsável pela comunicação com a SEFAZ;
- Não há mais os monitores de GRC, tanto para o outbound quanto para o inbound;
- Maior escalabilidade
- Os cockpit Inbound e Outbound serão acessados diretamente do SAP S/4HANA (ou o ainda SAP ECC)
Migração e Implementação do SAP DRC
Para o processo de migração do SAP GRC para o SAP DRC, há a facilidade do DRC ter uma configuração simplificada em relação ao GRC.
Ademais, a Meta desenvolveu ferramentas e aceleradores para facilitar a migração, e garante o suporte contínuo durante todo o processo de migração.
Desenvolvimentos e Personalizações
A Meta possui know-how para desenvolver soluções customizadas para os clientes, como, por exemplo, a integração com notas fiscais monofásicas para a indústria de óleo e gás. Ou seja, tendo as capacidades necessárias de personalização para atender necessidades específicas de cada cliente.
Após conhecer um pouco mais sobre a mudança, é importante lembrar que o SAP GRC para de receber suporte em 31 de dezembro de 2025, então até lá é necessário ter a nova solução implementada e o time de usuários preparado. Nesses casos, é sempre indicado contar com um parceiro especialista e capacitado, como a Meta que atua há 30 anos com SAP.