Meta e FDC – o mapa da transformação digital no Brasil

31/10/2022
Meta e FDC firmam parceria para lançar estudo de maturidade digital no Brasil, focado em transformação digital e inovação

A Meta e a Fundação Dom Cabral lançaram juntas um estudo inédito no país, o Estudo Nacional sobre Evolução Digital e Inovação de Negócios, que mapeia a inovação e a transformação digital das empresas no Brasil. A FDC tem mais de 45 anos de história, é a 9ª melhor escola de negócios do mundo e oferece o que há de mais inovador por meio de soluções educacionais nacionais e internacionais., atualmente tem sedes em BH, RJ e SP.

O estudo permitirá a construção do mapa de maturidade digital das empresas brasileiras. Esse mapeamento é destinado à altas gestões de TI e empresários C-Level de todos os setores econômicos do país e tem quatro pilares principais: cultura organizacional, tecnologia, estratégia e processos digitais.

Parceria Meta e FDC

Telmo Costa, CEO da Meta, e Paula Simões, vice-presidente executiva da FDC, assinando o contrato de parceria para os próximos 3 anos. A parceria foi fechada no início de outubro (04/10), na sede da Fundação Dom Cabral em Nova Lima, MG, e contou com a presença do CEO e fundador da Meta, Telmo Costa, da vice-presidente executiva da FDC, Paula Simões, e do Diretor do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da FDC, Hugo Tadeu. A parceria foi firmada para os próximos três anos.

Ano 1

O Estudo Nacional sobre Evolução Digital e Inovação de Negócios, conduzido pela Meta e Fundação Dom Cabral, analisou a maturidade digital das empresas brasileiras, destacando avanços e desafios dessa transformação. 

Um dado crucial é que apenas 16% das empresas realizam diagnósticos completos de maturidade digital. O estudo também mostrou que 45% dos executivos apontam a cultura organizacional como o maior desafio da transformação digital, reforçando que a evolução digital não é apenas sobre tecnologia, mas também sobre pessoas. 

O estudo concluiu que a transformação digital é essencial para a competitividade e a sustentabilidade dos negócios. Avançar nessa jornada exige um equilíbrio entre inovação, tecnologia e foco nas pessoas, colocando a cultura organizacional e o cliente no centro das estratégias. 

Você pode acessar o estudo do primeiro ano no link 

Ano 2

Em uma nova fase, a Meta apresenta dados ainda mais robustos e insights estratégicos, trazendo o estudo do segundo ano com foco em inteligência artificial, o Estudo sobre Inovação e Inteligência Artificial Aplicada, para entender os desafios de negócios das empresas em relação a essa nova tecnologia, consolidando-se como referência no tema.  

Os insights do estudo destacam ainda que empresas que investem estrategicamente em IA conseguem superar desafios e gerar resultados mais expressivos. O relatório sugere que organizações que integram IA como um motor de transformação, e não apenas como uma ferramenta pontual, possuem maior capacidade de adaptação em um mercado dinâmico e competitivo. 

Você pode acessar o estudo do segundo ano no link. 

Quem escreve

Meta

Empresa de tecnologia e inovação, focada em transformação e evolução digital

Veja também