A transformação digital é uma realidade que se consolida com grande impacto e velocidade no mundo corporativo. Empresas que desejam se manter competitivas e atender às demandas do mercado precisam investir em soluções tecnológicas que possam otimizar processos e oferecer soluções diferenciadas ao público. É nesse contexto que vamos falar mais sobre desenvolvimento de aplicativo no detalhe.
O mercado de aplicativos, para dispositivos móveis e desktop, tem crescido exponencialmente dentro desse contexto nos últimos anos, tornando-se cada vez mais atraente para aqueles que desejam que suas estratégias de negócio evoluam.
Segundo dados do Panorama Mobile Time, pesquisa divulgada pela Opinion Box, a porcentagem de brasileiros com smartphone que já instalaram um app chegou a 98% em dezembro de 2022. Até o mesmo período, 63% do público já havia realizado algum tipo de compra por meio de aplicativos.
O levantamento também afirma que, em abril de 2023, o celular já era o meio preferido de pagamento de 26% dos brasileiros. Além disso, entre março de 2022 e março de 2023, a proporção de pessoas que fizeram reservas de hospedagem por meio de aplicativos subiu de 44% para 51%.
Esse comportamento aquecido abre muitas oportunidades a serem exploradas. Para os diferentes perfis de clientes finais, trazem vantagens que vão desde a facilidade de acesso aos serviços prestados até uma experiência cada vez mais personalizada.
Ao mesmo tempo, o desenvolvimento de aplicativo próprio também pode oferecer benefícios para os bastidores das organizações, começando pela otimização de processos internos, passando pela forma de comunicação e alcançando até o aumento da produtividade.
Projeto de desenvolvimento de aplicativo: como funciona?
O projeto de desenvolvimento de aplicativo é um processo que pode ser complexo por envolver diversas etapas, desde a concepção da ideia até a entrega do produto final.
Em um bom modelo de trabalho, há um time multidisciplinar com habilidades técnicas, de design e de gestão de projetos. Também há um planejamento cuidadoso em conjunto estratégias de marketing bem definidas para garantir a visibilidade e a adoção do uso.
– Elaboração do escopo
A primeira fase é a definição do escopo do projeto, ou seja, o objetivo do aplicativo próprio, as funcionalidades e recursos que serão incluídos, a plataforma e/ou sistema operacional a aplicar, as restrições técnicas e de orçamento, além do público-alvo.
Embora algumas empresas já tenham clareza do que pretendem desenvolver e como o projeto deve ser realizado (incluindo tecnologias a serem empregadas), outras precisam trabalhar um pouco mais na etapa de descoberta e planejamento.
“Muitas vezes, o principal desafio no desenvolvimento de aplicativo é entender a real necessidade da empresa por meio de suas dores”, comenta Rafael Peixe, gerente de operações na Meta. “É comum que o objetivo de um aplicativo possa estar equivocado quando há dificuldade em traduzir os problemas apresentados em soluções efetivas. Por isso, uma consultoria pode contribuir desde o primeiro momento”.
Segundo Peixe, a aplicação de metodologias ágeis pode ser uma grande aliada em momentos como esses, pois possibilita uma imersão na realidade do cliente e um exercício com o desafio e as possibilidades disponíveis a partir do desenvolvimento do app.
Ele também completa: “[…] em dinâmicas como essa, é importante realizar apresentações de validação que contenham os aprendizados e direcionamentos sugeridos. Já tivemos projetos em que o cliente também convidou seus colaboradores para apreciar o material e isso gerou um debate construtivo sobre a eficácia da solução proposta”.
– Design e interface
Já com “a mão na massa”, é preciso elaborar o design do aplicativo próprio, criando a interface do usuário e definindo a experiência do usuário (UX) e a usabilidade do aplicativo (UI). Na maioria das situações, é indicado que o profissional ou equipe dedicada a esta frente contribuam desde o primeiro momento para documentar a estrutura de design.
“Antes mesmo de começarmos a desenvolver o código, há a necessidade de se ter um design pattern que irá garantir quais as cores e elementos, por exemplo, deverão ser utilizados. Se for o caso, isso pode ser alinhado em conjunto com a área de marketing do cliente”, destaca Peixe. “Pelo menos nos últimos cinco anos, já tem sido uma prática na Meta garantir a presença desses profissionais devido à sua importância nestes projetos”.
– Desenvolvimento
Depois disso, é hora de desenvolver o aplicativo propriamente dito, utilizando as linguagens e ferramentas de programação adequadas para cada plataforma (iOS, Android, etc). Aqui, a equipe de desenvolvimento começa a trabalhar na programação do aplicativo, incluindo a criação das funcionalidades, banco de dados, integração com outras plataformas e serviços, análises de desempenho, entre outros.
– Controle de qualidade
É importante testar o app constantemente durante todo o processo de desenvolvimento para garantir a qualidade e a funcionalidade, além de fazer os ajustes necessários.
Ainda assim, uma etapa final para assegurar o controle de qualidade é imprescindível. É o momento em que são realizados testes de usabilidade, funcionalidade, performance e segurança do aplicativo próprio, assim como a identificação de bugs e erros.
– Lançamento e sustentação
Por fim, o aplicativo é lançado nas lojas de aplicativos e é preciso continuar a monitorá-lo para introduzir atualizações que possam corrigir eventuais bugs e garantir a satisfação dos usuários.
Uma vez que o app esteja no ar, há a necessidade de acompanhar os indicadores de performance determinados para ter certeza que o seu desempenho está indo ao encontro do objetivo estabelecido no planejamento do projeto.
Como escolher o melhor parceiro de desenvolvimento de aplicativo para celular e outras plataformas?
Ainda que seja possível desenvolver aplicativos internamente, nem sempre uma empresa possui uma equipe de desenvolvimento com as habilidades necessárias ou tempo disponível para realizar um novo projeto. É possível também que, simplesmente, haja a preferência por contratar profissionais que já possuem grande experiência na área e possam assegurar uma entrega com qualidade dentro dos prazos, padrões e/ou objetivos fixados.
Em casos assim, a contratação de uma consultoria ou empresa de desenvolvimento de aplicativos capaz de assumir o projeto pode ser a solução ideal.
“Em um cenário, podemos ter a empresa contratando profissionais internos para o desenvolvimento de aplicativo e se dedicando a ter um processo de construção de conhecimento antes mesmo de iniciar o projeto. Já em outro cenário, há a possibilidade de contar com empresas parceiras, por exemplo, que muitas vezes possuem dezenas de profissionais com diferentes especializações e podem ajudar a alcançar resultados melhores em menos tempo”, destaca Rafael Peixe.
Contar com uma empresa de desenvolvimento de aplicativos pode trazer muitas vantagens e, por isso, a sua escolha deve ser criteriosa para garantir o sucesso do projeto. É essencial considerar fatores como reputação no mercado, capacidade de entrega dentro do prazo e do orçamento estipulado, disponibilidade para o diálogo e alinhamento de expectativas, além da capacidade de fornecer suporte e manutenção após o lançamento do app.
Confira algumas dicas úteis para ajudar nessa tarefa:
Conheça o portfólio das suas opções
Antes de contratar uma empresa para auxiliar no desenvolvimento de aplicativo, conheça o seu portfólio e verifique se ela já desenvolveu soluções similares às que você precisa. Isso pode ser um indicador da qualidade do trabalho e da experiência da empresa nesse mercado.
Verifique a expertise em diferentes tipos de aplicativos
Descubra se a empresa possui expertise em diferentes tipos de soluções. Há, por exemplo, projetos em que é definido o lançamento de aplicativo nativo, mas há situações em que um aplicativo híbrido ou baseado em web pode ser a solução que se encaixa melhor na realidade apresentada.
A empresa escolhida deve ter uma sólida experiência no desenvolvimento para as principais plataformas de aplicativos mobile, principalmente Android e iOS, e estar atualizada com as tecnologias emergentes.
Reputação da empresa de desenvolvimento de aplicativo
Avalie a reputação da empresa no mercado, as avaliações e feedbacks dos clientes anteriores, bem como os custos envolvidos. Conhecer mais sobre o histórico é uma das principais referências sobre o possível desempenho de um parceiro ao longo do trabalho.
Ela utiliza metodologias ágeis?
Dê preferência a empresas que aplicam metodologias ágeis em seu modelo de trabalho. Elas são amplamente utilizadas em projetos de desenvolvimento de softwares e têm se mostrado altamente eficazes em diversos aspectos.
Como mencionado anteriormente, podem ser úteis até mesmo para ajudar a descobrir onde o cliente deseja chegar com seu aplicativo. Entre outros os benefícios, destacam-se a melhoria da qualidade do produto final, a redução de custos e a entrega mais rápida do projeto.
Tenha atenção aos serviços contratados
Esteja a par dos detalhes do contrato para assegurar a conformidade com as políticas vigentes em sua empresa e atendimento das necessidades apresentadas.
Traga clareza para as questões que envolvem o escopo: o que vai ser entregue? Em quanto tempo? Por qual valor? Assim, procure estabelecer transparência sobre o escopo acordado, incluindo descritivo dos serviços contratados, metas, requisitos sobre a gestão e o desenvolvimento do projeto, prazos, possível modelo de sustentação e suporte, etc.
Caso de sucesso: impulsionamento de vendas por app
A Meta já teve a oportunidade de trabalhar com uma das maiores empresas do ramo farmacêutico no Brasil para desenvolver um aplicativo próprio que pudesse impulsionar suas vendas no ambiente mobile. A proposta surgiu por meio de uma caminhada em direção à omnicanalidade de vendas, que é a prática de unificar todos os canais, desde o físico até o digital, para criar uma experiência de compra consistente e fluida para o público-alvo.
A partir desta premissa, a equipe da Meta foi desafiada a aumentar a representatividade de vendas no aplicativo para 20% do seu e-commerce, em um cenário onde o website era o principal meio das vendas online.
O principal passo foi entender as principais demandas dos usuários em relação ao aplicativo existente. A partir daí, os especialistas foram capazes de desenvolver uma solução que não apenas resolvia os problemas anteriores, mas também oferecia uma experiência de usuário mais intuitiva e agradável.
O aplicativo reformulado foi lançado e os resultados superaram as expectativas. As vendas por meio do canal mobile aumentaram em 30 vezes, ultrapassando o objetivo estabelecido pela empresa farmacêutica. O sucesso foi creditado a uma combinação de fatores, incluindo a interface amigável, a facilidade de uso, além da rapidez do aplicativo e o bom planejamento de infraestrutura.
“Este foi um excelente case de sucesso, porque muitas vezes também é preciso lembrar que uma aplicação precisa ser escalável. Se, por exemplo, normalmente um app tem 50 acessos simultâneos, também devemos imaginar situações em que ele deve ter que suportar 100 vezes mais que isso”, destaca Rafael Peixe.
Com a solução, a empresa farmacêutica foi capaz de alcançar um novo público que preferia fazer suas compras pelo celular, e, consequentemente, aumentar sua representatividade nesse meio. Além disso, o aplicativo permitiu que os clientes realizassem suas compras com mais facilidade e rapidez, tornando a experiência do usuário mais satisfatória e fidelizando a base de clientes existente.
Comportamento geral do consumidor brasileiro no comércio móvel
Este exemplo destaca a importância da transformação digital para corporações em todos os segmentos, e como a colaboração com uma consultoria especializada pode impulsionar o sucesso dos negócios.
Caso ainda tenha dúvidas sobre como soluções de tecnologia podem ajudar a sua empresa a se desenvolver e ser mais competitiva frente aos desafios que se apresentaram nos últimos anos, oferecemos o e-book “Transformação digital aplicada: o que a sua empresa precisa saber” para que você possa se aprofundar no assunto!