Solução Meta
SAP – Agilidade, integração e foco em gestão
O DESAFIO
Em uma empresa com 2800 colaboradores e que segue crescendo e ampliando seu portfólio, é natural que os sistemas próprios cheguem ao limite. E foi essa a situação da Bruning, empresa que fabrica e vende peças aplicadas em máquinas agrícolas e de construção, veículos de transporte de cargas e pessoas. Eles utilizavam um sistema de gestão próprio há anos, até o momento que não foi mais possível extrair informações e integrar com os novos softwares adquiridos. Assim, o processo de fechamento era muito lento, levando em torno de 15 a 20 dias, prejudicando a obtenção de resultados da operação, além da desconfiança das informações e dados que o sistema entregava.
A ESCOLHA DA SOLUÇÃO
A escolha de um sistema envolve diversas questões e áreas, engloba os objetivos estratégicos da empresa, o contexto em que se está inserido, as necessidades atuais e futuras e muitas outras especificidades técnicas. E essas questões se intensificam ao se tratar de uma empresa consolidada e de grande porte.
Neste contexto, a escolha da Bruning pelo sistema SAP, se deu pelo fato que encontraram no SAP uma solução que se casaria com suas demandas, olhando para seus negócios e processos de forma integrada e moderna.
Na procura por um sistema que ajudasse no gerenciamento da produção, Fabrício Schmidt, gerente de qualidade, conta que de início foi realizada uma busca e um estudo dos sistemas utilizados nas grandes empresas nacionais e internacionais. E a escolha pelo SAP, com a implementação da Meta, se deu por três grandes motivos: a confiabilidade; o nome que tem no mercado; e a forma de condução da implantação do projeto.
A IMPLEMENTAÇÃO
Em um processo de implementação que durou apenas 8 meses, o bom relacionamento da Meta e da Bruning, fez a diferença para que fossem atingidos todos os objetivos em cada uma das etapas. O go live do projeto foi um sucesso, futuro da relação de parceria entre as empresas, que perdura no pós-projeto com sustentação e outras demandas.
Schmidt relata que uma das soluções que a Meta possui que os chamaram atenção foi o Meta SAP S/4HANA Experience. Trata-se de um teste drive do sistema, para que a empresa possa entender o SAP na prática antes de decidir pela implementação. Tudo que é realizado nesta etapa é aproveitado posteriormente na implementação de fato do SAP e permite que boas práticas sejam aplicadas desde o início. Desta forma, a Bruning alcançou faturamento desde o primeiro dia com o SAP.
A ESCOLHA DA META
As principais razões da escolha da Meta pela Bruning foi porque a Meta é uma empresa consolidada no mercado e que já possui vários projetos implementados. E durante a tratativa da melhor solução para a Bruning, a Meta participou de todo o processo, inclusive nas visitas de benchmarking em empresas que já tinham implementado o sistema, buscando sempre realizar a implementação do SAP da melhor forma possível.
A Meta tem a consciência da importância de tomar as decisões mais estratégicas para a realidade do cliente, sempre trabalhando em conjunto, concretizando a parceria e preparando o time do cliente para que apliquem as melhores práticas. Daniel Pottker, Diretor de DHO e Industrial da Bruning, destaca que “um dos nossos grandes desafios foi a transferência de conhecimento, e quando existe a transferência de conhecimento, a Bruning cresce como organização”.
OS BENEFÍCIOS
Os principais benefícios para a Bruning de ter o SAP foram:
– revisão de processos de gestão;
– informação em tempo real;
– agilidade das informações;
– análise de rentabilidade;
– fechamento realizado 4 vezes mais rápido.
Assim, com mais agilidade e confiança, os fechamentos de negócio passaram a ser mais assertivos e contribuir para que a liderança tivesse uma visão mais integrada do negócio, suportando a tomada de decisão.
A EVOLUÇÃO
Quando a solução é escolhida e customizada para a realidade do cliente e implementada com as melhores práticas, ela gera benefícios a curto prazo, mas principalmente a médio e longo prazo, permitindo que a empresa evolua e tenha um crescimento escalável.
No caso da Bruning, o SAP permitiu que eles realizem uma melhor gestão do negócio, estando assim mais preparados para atenderem o cliente de forma mais satisfatória. E o fruto disso é permitir um crescimento da Bruning ainda maior do que já possuía.
Angelin Adam, CEO da Bruning, afirma que “o SAP e a Meta significam para a Bruning estar atualizada com a melhor tecnologia”.