A Supera Farma conta com a parceria da Meta na implementação do SAP S/4HANA, garantindo escalabilidade e governança.
Com somente 13 anos de empresa, a Supera Farma, joint venture pioneira na promoção e comercialização de medicamentos no mercado brasileiro, é a 13ª farmacêutica de maior prescrição médica no país segundo o ranking da IQVIA e espera estar entre as dez primeiras nos próximos anos. Visando preparar a empresa para esse crescimento, a farmacêutica conta com a parceria da Meta para obter as melhores práticas do mercado com a implementação do SAP S/4HANA e a metodologia de Gestão da Mudança Organizacional.
A Supera Farma foi pioneira ao implementar um modelo de negócio focado na promoção e comercialização de produtos das empresas originárias, Eurofarma e Cristália, e segue inovando ao buscar novos parceiros externos. “Essas parcerias externas nos permitirão ampliar o leque de produtos no mercado”, conta Alexandre Augusto Correa, Diretor Administrativo, Financeiro e de Operações da Supera Farma. Para isso, a farmacêutica buscou o melhor ERP que oferecesse robustez em governança e integridade de dados e que apoiasse a decisão em tempo real.
“Começamos com um intenso estudo para escolher inicialmente o software e em seguida os parceiros para implementação e foi a partir dessa pesquisa que selecionamos o SAP e a Meta”, conta Rafaela Coura, Gerente Executiva de Tecnologia da Supera Farma. Segundo Rafaela, foi então que optaram pelo SAP S4/HANA, com a solução em nuvem Rise. “Uma das nossas principais necessidades era a melhoria de segurança. Então, com a escolha do Rise, a gente pode aproveitar todos os benefícios que os provedores externos trazem de melhor para o mercado, com tecnologias de ponta, segurança e também flexibilidade para que a gente consiga escalar o mais rápido possível sem precisar fazer investimentos na nossa infraestrutura, dentro do nosso ambiente”, destaca. Para Alexandre, hoje a empresa está preparada para o futuro. “Ganhamos mais robustez e segurança para impulsionar o avanço da Supera Farma. Não vamos parar de evoluir para seguir com o propósito de levar a maior diversidade de medicamentos ao maior número de médicos e pacientes, provendo soluções em saúde e transformando vidas”, afirma Alexandre.
Gestão da Mudança
Na contramão de muitas empresas, a Supera Farma entendeu que o momento de se preparar para uma futura expansão era quando a empresa estava com seus processos definidos e bem estabelecidos. “Nossos processos estavam estáveis, maduros e entendemos que aquele era o momento ideal”, relembra Rafaela. Segundo ela, “mesmo nesse cenário favorável, a adoção do sistema SAP foi um grande desafio e representou uma mudança significativa nos processos da empresa. A gente tinha um prazo muito curto e o objetivo de que o projeto não interrompesse o faturamento ou quaisquer atividades fiscal ou legal, e nem mesmo compromissos com os colaboradores, com nossos clientes ou com nossos sócios. E isso foi realizado de forma bem-sucedida!”
Além do projeto de implantação, a Meta também foi responsável pelo serviço de Gestão de Mudança Organizacional (GMO), que é um pilar muito importante dentro de projetos de implementação de ERP. “O processo de GMO começa sempre antes do início da implementação para dar suporte às áreas de recursos humanos e comunicação do cliente para haja o envolvimento interno dos colaboradores, essencial ao sucesso da implementação”, explica Janaína Sombrio, gerente de negócios da Meta. Segundo Rafaela, o projeto foi fundamental para garantir o sucesso da implementação. “Nenhum projeto de sistema se auto configura. Posso dizer que esse é o principal diferencial da Meta: trazer profissionais que são capazes de fazer a leitura do negócio e configurar isso de forma que atenda às nossas necessidades”, reforça Rafaela.
A Meta contou com mais de 30 profissionais envolvidos no projeto, entre gestores e consultores especializados tanto em gestão da mudança quanto desenvolvedores. “Todos esses profissionais se somaram aos colaboradores da Supera Farma, desde o kick off para a criação de dessa identidade para comunicação interna do projeto adotada até o go live. Com o GMO é possível estender o gerenciamento da mudança que um novo ERP traz para toda a companhia”, explica Janaína.